Questões mais recorrentes em prova de concurso para Guarda Civil Municipal. Comentadas, faça anotações.

1. Assinale a alternativa que apresenta a correta divisão silábica das palavras “surrealismo” e “psicanálise”.

 
 
 
 
 

2. Assinale a alternativa cuja letra c da palavra represente o mesmo fonema representado pela letra c em incubados:

 
 
 
 
 

3.

Texto para responder à questão.
   Agudo decifrador das calamidades do presente, Byung-Chul Han é também, ele próprio, um fenômeno de nossa época. O autor dos dois livros aqui resenhados não se parece com o clássico intelectual europeu, tampouco com o acadêmico que profere seus saberes desde o púlpito de uma renomada universidade estadunidense. A sua peculiaridade, contudo, não se restringe ao exotismo de ser asiático e ter um nome impronunciável para boa parte dos ocidentais, mas se concentra sobretudo no seu estilo inconfundível e – em vários sentidos – absolutamente contemporâneo.
   […]
   “Vivemos numa época pobre de negatividade”, eis um dos principais argumentos de “A sociedade do cansaço”. Isso não teria impedido, porém, o desenvolvimento de formas peculiares de violência, mais sutis e invisíveis, próprias de “uma sociedade permissiva e pacificada”. Assim, contrariamente ao que ocorria algum tempo atrás, essa violência da positividade que hoje impera “não é privativa, mas saturante; não excludente, mas exaustiva”. Sob lemas como o famoso “Yes, we can”, ao qual poderíamos acrescentar outros como “just do it” ou “porque eu mereço”, Byung-Chul Han parece acertar em cheio: “No lugar de proibição, mandamento ou lei, entram projeto, iniciativa e motivação”.
  Todo esse estímulo positivo, porém, cansa: “A sociedade do desempenho produz depressivos e fracassados”. O paradoxo é complicado, pois, ao acreditarmos que nos libertamos de todas as opressões que vinham de fora, vemo-nos enredados em coações autodestrutivas que são altamente eficientes, entre outros motivos “porque a vítima dessa violência imagina ser alguém livre”.
   Já em “A sociedade da transparência”, o autor arremete contra a mania de exposição que hoje também abunda, e que estaria igualmente afiliada a essa tola positividade sem sombras nem relevos. “Tudo deve tornar-se visível; o imperativo da transparência coloca em suspeita tudo o que não se submete à visibilidade”, constata. Quando a informação e a comunicação penetram por toda parte, sem deixar margem alguma ao mistério, destrói-se algo primordial para os relacionamentos humanos: a confiança. “A intensa exigência por transparência aponta precisamente para o fato de que o fundamento moral da sociedade se tornou frágil”, após o declínio de valores outrora bastante prezados como a honestidade e a sinceridade. Assim, vivemos numa “sociedade da desconfiança e ela suspeita que, em virtude do desaparecimento da confiança, agarra-se ao controle”.

Observe a charge a seguir.

Estabelecendo um paralelo com o texto apresentado, pode-se afirmar que a charge apresentada:

 
 
 
 

4.

No texto, temos a palavra “gratuito”. Assim, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A separação silábica de gratuito é: gra – tu – i – to, pois é uma palavra composta por hiato.

( ) A palavra tem dígrafo consonantal.

( ) A pronúncia da palavra é: /gratúito/, assim como “circuito”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 
 
 
 
 

5. A cada vogal ou grupo de sons pronunciados numa só expiração damos o nome de sílaba”.

Sobre as sílabas das palavras da língua portuguesa, assinale a afirmativa incorreta.

 
 
 
 
 

6. Nem será odioso dizer que a separação ao mesmo tempo nos traz um inexplicável sentimento de alívio, e de sossego.

A alternativa que indica a correta separação silábica, na ordem em que as palavras aparecem no fragmento acima é?

 
 
 
 
 

7. São muito variadas as informações disponíveis na rede ______________ os internautas gastam cada vez mais tempo, sendo-____ necessário, para isso, apenas dispor de um telefone celular ______ mão. De olho nesse público, as empresas desenvolvem novas estratégias para aumentar o tempo de controle sobre os usuários, bombardeando-______ com tal quantidade de conteúdo que eles sequer encontram tempo para ________________ .
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas presentes no trecho devem ser preenchidas, respectivamente, com:

 
 
 
 
 

8. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre concordância verbal e nominal.
( ) Férias faz bem a todas as pessoas.
( ) Deviam haver mais pessoas como Gertrudes no mundo? Eis a questão!
( ) Alguns de nós saímos.
( ) Bebida alcoólica é proibida para menores.
( ) Busca-se, por métodos artificiais, belezas iguais a de Gertrudes.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

 
 
 
 
 

9.

No texto, temos a palavra “gratuito”. Assim, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A separação silábica de gratuito é: gra – tu – i – to, pois é uma palavra composta por hiato.

( ) A palavra tem dígrafo consonantal.

( ) A pronúncia da palavra é: /gratúito/, assim como “circuito”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

 
 
 
 
 

10. Leia o excerto abaixo.
“É uma história incrível: quatro crianças, com idades entre 13 anos e 12 meses, sobreviveram na densa selva amazônica por 40 dias, após o acidente do avião em que viajavam, no qual três adultos perderam a vida.        A história de como os irmãos sobreviveram sem comida, expostos a mosquitos e animais selvagens em uma região inóspita, ainda não foi contada pelas crianças.       No entanto, para os quatro menores, a selva não era um lugar estranho. Pelo contrário, a floresta faz parte de sua casa, de seu ambiente natural: as crianças são da comunidade indígena Muina Murui, mais conhecida como Uitoto.”

O conectivo em destaque negrito acima nesse excerto NÃO pode ser substituído, sob a pena de se alterar o sentido do enunciado, por: